A importância do Sínodo: Evangelizar promovendo a vida

Publicado em 22/10/2019 | Atualizado em 22/01/2020 | Por:

Em artigo para o Boletim Salesiano, dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, bispo auxiliar de Belém e um dos participantes do Sínodo, afirma: “A finalidade do Sínodo Pan-Amazônico é a busca de “novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Com esse maravilhoso e significativo evento, a Igreja quer aprofundar a reflexão entre evangelização, ética e meio ambiente”.  

As duas finalidades desse Sínodo apontam objetivamente para dois níveis de reflexões indissociáveis: o discernimento de novas propostas para enriquecer e dinamizar a presença da Igreja na Amazônia (uma questão interna consequente do seu dinamismo missionário naquela vasta região) e uma outra questão que diz respeito a um tema de interesse mundial, que é a questão ecológica.

Na encíclica Laudato Sí, o Papa Francisco nos convocou para o crescimento na consciência de que tudo está em relação, tudo está interligado; portanto, se destruirmos a natureza, todos pereceremos, pois o planeta terra é a nossa “casa comum” e está ameaçado por tantos males. Com esse maravilhoso e significativo evento, a Igreja quer aprofundar a reflexão entre evangelização, ética e meio ambiente.

O ponto de partida é a missão confiada por Jesus à sua Igreja. Para salvar a humanidade, o Filho de Deus se encarnou. Sem descer à realidade e assumi-la por inteiro, a Igreja não será fiel ao seu mestre. Onde não há encarnação na realidade, também não há profunda evangelização. A Igreja Católica na Amazônia, seguindo o princípio da encarnação, deve renovar esse desejo de ser presença significativa e encarnada em todos os contextos.

A evangelização é essencialmente comunicação, portanto, pressupõe diálogo! Visto que a Igreja não está sozinha na Amazônia, em tempos de grande complexidade e pluralidade de pensamento, somos chamados a dialogar com muitos interlocutores: povos indígenas, ribeirinhos, quilombolas, organizações governamentais e não governamentais, universidades, empresários, instituições de controle social, igrejas, movimentos sociais etc. Humildemente devemos reconhecer que a Igreja Católica não é a porta-voz da Amazônia.

A Igreja é sempre chamada a seguir a pedagogia de Jesus: profundamente encarnado em sua história, percebeu de perto os males humanos, a miséria, a violência, as injustiças, a fome, a desorientação do povo… Conviveu com as pessoas no templo, nas cidades, nas periferias, no deserto, no campo, nas famílias! Não só contemplou os dramas humanos, mas deu-lhes respostas e assim, no encontro com Ele, muitos cegos recuperaram a vista, paralíticos andaram, leprosos foram purificados, surdos começaram a ouvir, mortos ressuscitaram, endemoninhados foram libertos… (cf. Mt 11,4-5; Mc 3-5).


Veja Também

Calendário Março 2025

Baixe aqui o Calendário Março 2025...

Calendário Fevereiro 2025

  Calendário Fevereiro 2025   ...

Calendário Janeiro 2025

Baixe o Calendário de janeiro clicando aqui...

  CALENDÁRIO – NOV 2024  ...

Nos acompanhe nas Redes Sociais