Nossa História  

  Somos Dom Bosco e Madre Mazzarello que caminham…  

“Somos entusiastas do Sistema Preventivo Salesiano, expressos na tríade: razão, amor e espiritualidade, onde todas as atividades acadêmicas, culturais, esportivas, artísticas e religiosas desenvolvidas, no contexto escolar, ganham espaço na formação do ser humano integral, pois estamos convencidos que a educação se dá no cotidiano, na interação no ambiente educativo e na relação entre educador e educando, em clima de família”.

“A semente tornou-se uma árvore e a árvore, um bosque” (CHÁVEZ, 2009, p. 4). Cristo iniciou a grande tarefa da evangelização apenas com doze… São João Bosco respondeu ao chamado no seu tempo. Semeou a pequena semente do Evangelho, a semente tornou-se árvore e a árvore tornou-se bosque. Somos, unidos pelo carisma e fazer pedagógico, presente nas cinco regiões do país e no mundo, a Rede Salesiana Brasil de Escolas (RSB-Escolas).

Com esta convicção, cremos que as comunidades educativas salesianas podem oferecer ao mundo de hoje um jeito de ser e viver que tenha sentido, numa permanente busca que responda aos desafios do presente e ao projeto que Deus quer para toda a humanidade.

Nessa direção, o Colégio Juvenal de Carvalho, fundado em 26 de abril de 1933, fruto da missão das Filhas de Maria Auxiliadora, completando, em 2020, 87 anos de serviços prestados à sociedade cearense, vem cumprindo seu compromisso institucional e carismático, formando e acompanhando gerações.

O Arcebispo Dom Manuel da Silva Gomes com a ajuda do Coronel Juvenal de Carvalho e do Coronel Ananias Arruda, organizaram e acolheram as Irmãs que fizeram parte da primeira comunidade das Filhas de Maria Auxiliadora, sendo acolhidas na comunidade de Baturité, no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora e também no Dispensário das Irmãs Vicentinas, em Fortaleza.

A presença educativa foi sendo fortalecida aos poucos, a partir da vivência do Oratório Festivo, que nos inícios eram realizados ao ar livre, sobre a sombra das árvores da então Rua Alexandre Baraúna, para então, a partir do dia 26 de abril de 1933, ser inaugurado como escola de educação básica.

As festas de inauguração da nova casa- colégio que tem o nome de Maria Auxiliadora, após visita do grande benfeitor, foi conferido o nome de “Fundação Cel. Juvenal de Carvalho”, como sendo a identificação da nova escola da Cidade. No frontispício da Casa estava escrito “Colégio Maria Auxiliadora/Fundação Cel. Juvenal de Carvalho, ficando depois conhecido pelo nome do Colégio Juvenal de Carvalho.

Nos acompanhe nas Redes Sociais