Uma escola das pessoas e para as pessoas…  

  Somos a maior rede de Escolas Católicas das Américas!  

 

Sem perder de vista o ideal de nossos fundadores, expandimos o olhar para nossa ação educativa, relacionando e definindo os aspectos pedagógicos essenciais do estilo educativo, sempre priorizando a aprendizagem das juventudes, oferecendo-lhes educação de qualidade, no desejo de que sejam felizes e que tenham projetos de vida voltados para a realização pessoal, espiritual e humana.

Sempre atentos às necessidades das juventudes, Dom Bosco e Madre Mazzarello alargaram a sua ação evangelizadora, promovendo o surgimento das escolas salesianas. A partir deles, através de suas vidas doadas em favor da juventude, acreditamos que a escola é lugar de encontro entre a cultura e a fé.

Promovemos “uma escola para a pessoa e das pessoas”, pois, estamos empenhados em promover as crianças, os adolescentes e os jovens na sua integridade, conscientes de que todos os valores humanos encontram a sua realização plena quando postos a serviço das pessoas, como fez Jesus Cristo, nosso modelo de educador. Esta consciência, portanto, manifesta a centralidade da pessoa no projeto educacional, assumido, reforçando o seu empenhamento educativo, tornando-se efetivo, para educar personalidades atuantes na sociedade.

Somos uma Escola Católica e Salesiana! Compreendemos que o nosso fazer educativo faz referência a alguns pilares da pedagogia moderna e contemporânea, como por exemplo, corroboramos o pensamento de Piaget, Vygotsky, Wallon, etc. Tal explicitação, sem dúvida, não esgota a possibilidade do ser e do fazer da Pedagogia Salesiana, mas, sobretudo, alarga o olhar sobre o nosso modo de ler e de projetar a realidade dos nossos ambientes educativos.

Procuramos permanecer em diálogo com as culturas e com as ciências para melhor compreensão do fenômeno infanto-juvenil, com clareza nos passos dados e na fidelidade carismática que une o projeto de missão da Rede Salesiana Brasil de Escolas, que é o de “educar evangelizando e evangelizar educando.

Cremos que a escola não pode estar voltada exclusivamente para a informação. A função dela é a formação das novas gerações para o mundo do conhecimento e, sobretudo, para a vida.

Somos uma escola que está motivada a ensinar a conhecer; formar para compreender; desenvolver o pensar para que crianças, adolescentes e jovens saibam lidar com as informações e estabelecer relações entre elas, sejam quais forem, e mais que isso, saibam escolher, decidir, projetar, agir e criar, visto que devem conhecer e relacionar o aprendido com a vida.

O Colégio Juvenal de Carvalho, assim, reitera a ideia de que viver a educação em clima de aprendizagem contínua fomenta a prática de bons comportamentos porque esses, sendo constantemente vividos, tornam-se hábitos, e os hábitos sempre praticados formam as atitudes e o caráter da pessoa.

Dessa forma, convém reforçar que a relação educativa entre os vários representantes da comunidade escolar, cada vez mais debruçada sobre o itinerário de ensinar e aprender e sempre centrada no acompanhamento/assistência-presença, é o elemento articulador do processo de ensino e de aprendizagem, que faz de todas as ações pedagógicas e seus resultados no cotidiano, um estilo inovador de educação, de modo que todos os participantes do projeto pedagógico tomem cada vez mais consciência de suas identidades, suas diferenças, responsabilidades e avanços, na busca do discernimento necessário para a compreensão das mais variadas conjunturas sociais.

Nesta direção, como escola salesiana se prioriza: educar integralmente as juventudes, desenvolvendo suas potencialidades; estimular o espírito crítico, a liberdade responsável, a solidariedade fraterna e o respeito ao pluralismo de dons; preparar agentes de transformação da sociedade na perspectiva do humanismo solidário e da cultura do diálogo; avaliar constantemente conteúdos, métodos e práticas educativas; formar uma comunidade educativa colaborativa e humana, constituída por educadores, pais, alunos e funcionários, além de promover o diálogo com a cultura contemporânea e o legado cultural.

 

Conheça mais sobre nossa concepção pedagógica, através das Diretrizes Pedagógico – Evangelizadoras da Rede Salesiana Brasil de Escolas.

   

Nos acompanhe nas Redes Sociais