PROPOSTA PEDAGÓGICA


O Colégio Juvenal de Carvalho difunde em sua comunidade educativa a herança pedagógica de seus fundadores, Dom Bosco e Madre Mazzarello, assumida como identidade da Rede Salesiana Brasil, que acredita na educação como integração das várias áreas do humano. A educação Salesiana está a serviço da formação integral da pessoa. Sua missão é “fornecer razões de vida e de esperança às novas gerações mediante um saber e uma cultura elaborados criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida, inspirada nos valores evangélicos”. Meta de nossa ação educativa é o “Bom cristão e honesto cidadão”.

De acordo com os princípios que fundamentam a ação educativa Salesiana e com as orientações da UNESCO, nossa escola se constitui como:

  • espaço educativo para aprender a aprender;
  • espaço educativo para aprender a fazer;
  • espaço educativo para aprender a ser;
  • espaço educativo para aprender a conviver;
  • espaço educativo para aprender a crer.

Buscamos garantir o direito de todos os nossos alunos em suas diferenças, possibilitando a participação ativa dos mesmos no processo escolar, enfatizando habilidades e potencialidades do indivíduo na superação das dificuldades e fazendo com que cada um exerça o seu papel de forma digna, independente e autônoma.