PROPOSTA PEDAGÓGICA

 


PROPOSTA PEDAGÓGICA DO COLÉGIO JUVENAL DE CARVALHO

1. IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Colégio Juvenal de Carvalho, localizado na Av. João Pessoa 4279, bairro Damas, CEP: 60435680, Fortaleza – CE, é um estabelecimento particular de ensino regular, fundado e mantido pela Congregação das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) ou Salesianas de Dom Bosco. Atualmente, faz parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE). O Colégio mantém a Educação Básica nos seguintes níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental (distribuído em 9 anos) e o Ensino Médio. Além de oferecer o ensino regular aos seus educandos, presta ainda, um significativo serviço de responsabilidade social, mantendo o curso noturno, para alunos carentes do Ensino Médio. Adota também, o sistema de Educação Integral, atendendo crianças da Educação Infantil ao Ensino Médio. E, diante do novo perfil social que nos faz refletir e agir sobre o respeito às diferenças, busca inserir em seu cotidiano a Educação Inclusiva, possibilitando a ativa participação de seus alunos, considerando suas diferenças, no processo educacional, desenvolvendo suas habilidades e potencialidades de forma independente e autônoma. O Colégio Juvenal de Carvalho se aprimora para a cada dia ampliar e imprimir a identidade Salesiana, para que seus profissionais sejam educadores que preparam crianças e jovens para enfrentar os desafios da sociedade moderna, incentivando-os a reconstruí-la à luz dos valores éticos e cristãos.

2. JUSTIFICATIVA:
Acreditando que a educação é a base fundamental na formação da cidadania fortalecendo os valores da sociedade na qual estamos inseridos e na perspectiva de encontrarmos caminhos para as mudanças da atual complexa e contraditória realidade educacional, política e social do país, partindo de nossa realidade e ação enquanto instituição educacional, é que nos dispomos a reelaborar este Projeto. Aliado a isso, destacamos a urgência de reafirmar o compromisso com uma educação de qualidade que proporcione aos educandos o desenvolvimento das competências e das habilidades cognitivas, sociais e afetivas, contribuindo para a formação de cidadãos capazes de atuar com dignidade, justiça, responsabilidade e autonomia na sociedade em que vivem.
Tudo isso, com o intuito de renovar e inovar ações que venham desenvolver, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Lei das Diretrizes e Bases (LDB) e da Pedagogia Salesiana, através de atividades que mantenham interligadas a dimensão política e a dimensão pedagógica da Escola, uma vez que compreendemos a dimensão política como o compromisso com os interesses reais e coletivos do público escolar e a dimensão pedagógica como as ações educativas necessárias para que a escola cumpra com o seu propósito e sua intencionalidade e, que uma não pode ser priorizada em detrimento da outra.
Assim, adotaremos práticas pedagógicas contextualizadas e críticas, estimuladoras e promotoras da cidadania, que considerem o ser humano um ser global, social e histórico. Partindo de experiências e desenvolvendo uma política pedagógica voltada para um ensino e aprendizagem significativos, adequando as necessidades e limitações do meio social, integrando a comunidade educativa num processo contínuo e participativo, dentro dos princípios de uma gestão democrática.

3. REFERÊNCIAL TEÓRICO:

Educar exige a clareza em saber de onde se veio e para onde se vai. Esta, sem dúvidas, é a premissa básica para todo aquele que deseja indicar caminhos e possibilidades rumo à autonomia, condição necessária do discernir os caminhos e os desafios de conviver em sociedade.

 

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