PASTORAL

Missão da Pastoral Salesiana.

Animar e dinamizar a PJS em vista a formação integral e vivência dos valores evangélicos da comunidade educativa, fomentando a unidade da caminhada pastoral em toda a presença respeitando as diversidades.

Visão:

Ser referência carismática salesiana na animação Pastoral Juvenil.

Crenças e Valores da Pastoral Salesiana:

Espiritualidade Juvenil Salesiana:  espiritualidade da amizade com o Senhor Jesus; do cotidiano; da alegria e otimismo; da comunhão eclesial; e do serviço responsável.

Dignidade Humana: com foco na formação de “bons cristãos e honestos Cidadãos”, repensamos e reinterpretamos tal finalidade à luz da complexidade atual.

Preventividade: geradora de um conjunto de atitudes e ações no relacionamento entre educador e educando, em vista do futuro, na consciência de que é melhor “prevenir do que reprimir”.

Ambiente educativo: favorecimento de relações humanas em um clima de acolhida, de alegria e empatia.

Corresponsabilidade: experiência da riqueza do espírito de família, expressão carismática da espiritualidade de comunhão para a educação integral dos jovens.

Visão geral da pessoa jovem: ação educativa capaz de proporcionar o desenvolvimento harmônico e progressivo de todas as dimensões do ser humano.

Protagonismo Juvenil: estimulo para que o jovem seja sujeito de sua própria formação e de sua história.

Anúncio explícito da pessoa de Jesus Cristo: na qualidade de “discípulos e missionários”, que não temem levar a mensagem salvífica conforme o mandamento do Senhor.

Presença de Maria: como Mãe mestra e auxílio na vida de cada cristão, com carinho especial voltado aos jovens.

Cenário Carismático Salesiano

Por iniciativa do Espírito de Deus e com a terna intervenção de Maria, Dom Bosco e o carisma salesiano foram suscitados no coração da igreja, para educar e evangelizar os jovens, dentre eles, os mais necessitados e pobres. Com fidelidade criativa ao projeto de Dom Bosco, Maria Domingas Mazzarello fez a mesma experiência de caridade apostólica e dedicou-se à educação das jovens, especialmente as mais pobres.

Fiéis ao carisma salesiano, no espírito de Dom Bosco e a seu projeto de vida apostólica “da mihi animas cetera tolle” e no “a ti as confio” de Madre Mazzarello, a Congregação Salesiana e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora fizeram, nos últimos anos, um caminho sério, profundo e participativo de reflexão, de repensar e de aprofundar os fundamentos, dos critérios e das opções pastorais da Pastoral Juvenil Salesiana, recolhendo e compartilhando suas melhores experiências, traduzidas no Novo Quadro Referencial para a Pastoral Juvenil Salesiana e nas Linhas Orientadoras da Missão Educativa (LOME), que são, para toda a Família Salesiana, propostas atualizadas e referendadas da identidade e da missão apostólica carismática no serviço de educar e evangelizar as juventudes.

Inspirados numa “inteligência pastoral” que visa uma profunda “conversão pastoral”, enraizados em Jesus Cristo, Somos convocados novamente para uma aproximação e presença significativas (física, existencial, cultural, afetiva e espiritual) entre jovens e para os jovens. A fim de alcançá-los, salesianos e salesianas do Brasil si uniram em rede e buscam realizar solidariamente a missão de “educar evangelizando e evangelizar educando”.